quarta-feira, 12 de agosto de 2009

UNE e o Duplipensar

UNE Histórica

Sem sombra de dúvidas a UNE tem um papel importante na história política e cultural brasileira. Vamos enumerar suas 3 maiores participações:

  • Luta contra a ditadura
  • Redemocratização em 1984
  • Impeachment de Collor
UNE de Hoje e o Duplipensar

No entanto, há uma grande diferença para essa UNE histórica e mobilizada em prol da democracia, moralização da política e combate, da atual UNE patrocinada pelo governo Lula.

Ao apoiar o governo, (por causa do mensalão dos estudantes) a UNE não se posiciona sobre as denúncias contra Sarney, repetindo a época do mensalão, dos sanguessugas, do dinheiro na cueca.

Eles instalaram o DUPLIPENSAR do famoso livro 1984 de George Orwell. Antes vamos definir esse termo: segundo a definição do site www.duplipensar.net (que eu recomendo), duplipensar é a capacidade de guardar simultaneamente na cabeça duas crenças contraditórias, e aceitá-las ambas.

Engraçado é que a UNE sai às ruas contra a corrupção mas não apontam o corruptor, ou o corrupto. Porque protestar contra a corrupção é chover no molhado. Ninguém abertamente apóia a corrupção. Mas ela não existe sozinha. Eu pelo menos nunca vi uma corrupção andando na rua. Mas corruptos existem! Porém, não para os estudantes da UNE que dissociam e aceitam idéias contraditórias passivamente. É o duplipensar na instituição.

Além de estar cega para a corrupção a UNE desconsidera questões importantes como: o analfabetismo de 14 milhões de jovens e adultos brasileiros - uma batalha perdida por Lula -, a crise do ensino médio que fecha a torneira de novos alunos aptos ao ensino superior e a concentração de 80% das matrículas universitárias em faculdades privadas, boa parte de baixa qualidade.

Mas de onde vem esse DUPLIPENSAR DA UNE? De onde vem o que eu chamei de MENSALÃO dos ESTUDANTES? Calma, eu explico.

Dinheiro é a resposta. Pior, dinheiro público. Ele não tem faltado à UNE. Recentemente o jornal "Correio Braziliense" mostrou que a entidade já havia recebido R$ 10 milhões do governo Lula nos últimos anos.

Só para o congresso encerrado domingo passado, em Brasília, a UNE ganhou pelo menos R$ 920 mil de diferentes ministérios e estatais.

O congresso terminou com a eleição de Augusto Chagas, 27 anos, mais um estudante do PCdoB. Ele substitui Lúcia Stumpf, que acaba de se formar em jornalismo.

E parece que com esse novo presidente a prática do DUPLIPENSAR também continuará:

O novo presidente disse neste dia 21 que a entidade fará este ano uma caravana nacional para debater as eleições de 2010, e deverá defender a pré-candidata do governo, a ministra Dilma Rousseff.

"- Nós vamos emitir opinião para 2010, sim. Não vejo problemas no fato de a UNE ter opinião. Vamos comparar os oito anos dos governos Fernando Henrique e Lula em vários debates. A UNE sempre foi extremamente crítica ao governo FH, que foi ruim para o país. Mas não vê Lula da mesma forma - disse Augusto."

Sobre o silêncio diante das denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ele disse que a UNE acha os ataques da oposição equivocados:

"- A mera saída do Sarney não resolve nada."

Só um detalhe: Governo do Distrito Federal cedeu escolas para acomodar estudantes na passagem da presidencia da UNE, várias dessas escolas foram depredadas.

Segundo o secretário da educação do Distrito Federal: “O estrago é tão grande que hoje é terça feira e a gente não conseguiu terminar o levantamento [dos prejuízos]”.

Sim meus caros, a UNE hoje nada mais é que o braço estudantil do Mensalão.


Conclusão

O grave para a democracia é que quando os meios de mobilização popular são comprados pelo governo central as manifestações populares espontaneas praticamente cessam. Porque não é a mãe de família, o trabalhador que mal tem tempo para ler jornal que vai sair às ruas. São os grupos mobilizados como movimentos estudantis, sindicatos, movimentos de trabalhadores Sem Terra. Os indignados se unem a eles nas ruas, a mídia reproduz as imagens, a indignação aumento e o movimento toma volume como nas "Diretas Já" ou no "Impedimento de Fernando Collor". Mas esses outros setores também foram comprados pelo governo Lula.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/07/21/une-deixa-educacao-de-lado-para-defender-governo-206793.asp

http://oglobo.globo.com/blogs/educacao/posts/2009/07/25/a-une-o-governo-lula-208300.asp

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1237938-5604,00-EM+NOTA+UNE+DIZ+QUE+PAGARA+POR+DEPREDACAO+EM+ESCOLAS+DE+BRASILIA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário