terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sangue de Barata

É muito bom, depois de muito tempo de apatia, ver alguma reação do "povo brasileiro" com relação a corrupção que consome a essência republicana.

Conversava hoje com o autor do blog "Psicanálise Selvagem" sobre essa mobilização popular: compensa ou não se manifestar?

Durante a Revolução Francesa a população era constantemente mobilizada. Afinal, o ano de 1789 foi precedido por 100 anos de panfletagem e propaganda iluminista. Ocorriam semanalmente execuções sumárias nas praças, desapropriações, julgamentos populares. Todas essas medidas mergulharam a França no mais puro caos. Não é a toa que os principais líderes da revolução francesa foram executados durante o chamado período de Terror.

Se por um lado a mobilização constante levou ao caos e ao desgaste de um país temos, por outro lado, a apatia do brasileiro. Passamos durante o governo Lula por diversos escândalos como: mensalão (compra dos votos dos parlamentares), Sanguessugas, dinheiro na cueca, caixa dois etc...
Como Lula comprou com dinheiro público: CUT, UNE e MST não houve sequer uma manifestação. Confesso que me decepcionei enormemente com o país. Enquanto nossos vizinhos argentinos tiraram 7 presidentes seguidos do poder com seus panelaços aqui reinava a mais absoluta apatia, já que os setores de mobilização estavam no bolso do presidente, e o povão comprado pelo bolsa esmola.

Finalmente vemos alguma reação espontanea popular neste ano de 2009. Manifestantes invadiram e interromperam a reunião do Senado Federal pedindo a renuncia de José Sarney que está envolvido com atos secretos, beneficio de negócios de um neto do senador com crédito consignado na Casa, ROUBO E DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO na Fundação José Sarney.


Deve existir então um equilibrio saudável, entre a radicalização da Revolução Francesa e a passividade dos Brasileiros que também é histórica. Acredito que este equilibrio possa trazer um futuro melhor pro nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário