quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nunca mais voto em legenda

Sempre votei no Partido Verde 43 por compatibilidade ideológica. Participo do Greenpeace desde 1999 e este partido trás em sua essência a ecologia como bandeira.

Infelizmente, hoje dia 23 de dezembro assisti aos três deputados estaduais do Partido Verde votarem favoráveis pela destruição da carreira dos professores do Estado de Minas.

Para resumir o estrago em poucas palavras:

  • Atualmente existe uma lei federal que fixa um piso nacional da educação.
  • A nova lei do estado aprovadas pelos deputados desvincula nossos vencimentos da lei federal.
  • Ao invés de um vencimento básico receberemos agora um subsídio, limpo, sem nenhuma vantagem, quinquênio, biênio ou vale transporte.
  • Acontece que o piso nacional da educação prevê aumentos salariais anuais que acompanham o custo/aluno.
  • Esta virada 2011/2012 por exemplo o salário aumentaria 16%, sabe quanto o governo está prometendo para sua lei em Abril de 2012??????????? Apenas 5%!!!!!

Em resumo, eles destruíram a carreira, desvincularam o estado da correção histórica de salários dos docêntes que seria feita pelo Piso Nacional Federal e vão dar aumentos abaixo da inflação.

Com isso, mais professores (os bons professores) abandonarão as salas de aula. Muitos preferem tornar-se policiais, bancários e técnicos da justiça do que continuar neste salário de fome. Continuaremos com jornadas duplas, triplas e até quadruplas de trabalho. Com isso, continuaremos com professores cansados, stressados e com baixo rendimento.

Com isso, a educação atrai cada dia pessoas mais despreparadas. Tudo vai virando um ciclo. Já vi professoras que acham uma grande vantagem poderem comer de graça nas escolas. A nobreza de nossa função foi esquecida. Estamos na contramão da América Latina. Argentina e Chile universalizaram o ensino e valorizaram o professor. No Brasil a universalização aconteceu paralela ao sucateamento das escolas e com a desvalorização do profissional da educação.

Esta foi a última vez que eu votei em uma legenda. Acompanho a TV Senado e a TV Assembléia e sei muito bem os nomes daqueles que realmente defendem as causas mais nobres.

Carlin Moura obrigado por honrar meu voto na Assembléia de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário